10x Insônia: Livros de Receitas Favoritos

Pretties, seguindo com a sessão 10x Insonia, resolvi mostrar meus 10 livros de receitas favoritos. Sou compradora compulsiva de livros de culinária, como se, de alguma forma, as receitas fossem saltar das páginas, prontinhas, de tão lindas e suculentas. Não importa, de técnicas, de consulta, de dicas, eles estão sempre presentes quando vou para a cozinha tocar o terror.

Agora, com vocês, a seleção mais saborosa da blogosfera:

 

 10# Petit Larousse do Chocolate, -Le Cordon Bleu

LV276696_NEste livro apresenta receitas junto às dicas da Le Cordon Bleu que compartilha seus conhecimentos de maneira simplificada para proporcionar o prazer de fazer e saborear receitas com chocolate.Um livro inteiro dedicado ao chocolate, como se alguém ainda precisasse de tantas razões para amar chocolate… Atenção especial para os mousses.

 

 

 

 

 

 

 

9# O Grande Livro de Receitas de Pães – Anne Sheasby

capa paes ok.qxd:365 LOW-CARB/SPIRAL.qxdEsse livro apresenta receitas de pães. Com explicações e imagens, oferece informações sobre utensílios, ingredientes e técnicas para o preparo. São várias opções de pães feitos à mão, em máquina, caseiros e festivos, simples e recheados, rápidos e elaborados, além de pães indianos e sírios. Há também uma seleção de receitas de opções sem glúten. -Nada supera o gostinho de pão caseiro, recém saído do forno, a não ser é claro a preguiça. Nesse livro há receitas para todos os níveis de paciência. A que mais fez sucesso aqui é a de pão com pesto.

 

 

 

 

8# Conservas e Compotas – Thane Prince 

capa conservas e compotas 2.inddEste livro traz opções para dar um toque especial no café da manhã, almoço, lanches e jantar. ‘Conservas e Compotas’ apresenta técnicas de 150 receitas que utilizam frutas cítricas, silvestres e tropicais, além de legumes frescos para fazer chutneys, picles, relishes, geleias e doces. Ilustrada, a obra ensina passo a passo como preparar e conservar essas iguarias, que vão do ketchup caseiro a uma geleia de vinho com pétalas de rosas. A autora também dá ideias para o leitor aproveitar o melhor das frutas de cada estação por mais tempo. -Tem coisa mais caseira que uma geléia… caseira? Ou melhor, tem como não se sentir uma dona de casa diva dos anos 50 fazendo geléia? Existe uma sensação muda de triunfo que toma conta da gente sempre que vemos um pote de compota nossa no finalzinho. Aqui a conserva de limão siciliano é esquisita, mas uma delícia.

 

 

 

7# Massas – Joanna Farrow

4233_1Muitas receitas deste livro usam massas com formatos conhecidos, como talharim, penne e fusilli, mas algumas incorporam formatos menos comuns, como conchiglie (conchas), orecchiette (orelhinhas) e garganelli (massa em forma de rolinho). O melhor das massas, certamente, está na sua versatilidade de preparo.Em qualquer família, pelo menos um dia da semana é dedicado à elas e eu não conheço ninguém que não tenha um tipo preferido. No meu caso é a Alla Carbonara.

 

 

 

 

 

6# Receitas de Massas – Michel Roux

cnt_ext_366340Michel Roux ensina a fazer massas clássicas como quiches, tortaso, calzones, profiteroles e mais. Cada capítulo é baseado em um tipo de massa e começa com uma explicação passo a passo da técnica utilizada. Não, sem macarronada aqui. Só tortas, pizza, quichés e a melhor massa de pizza caseira ever!

 

 

 

 

 

 

5# Sobremesas e Suas Técnicas – Le Cordon Bleu

228926SZFotografias e mais de 150 receitas para todos os paladares. Este guia para cozinheiros de todos os gêneros traz técnicas e explicações detalhadas que mostram como dominar receitas básicas e avançadas. Contendo sobremesas para todas as ocasiões. -Te desafio a não se sentir um chef pâtisserie em posse desse livro.

 

 

 

 

 

 

 

4# Ervas Culinárias – Jeff Cox 

ervasA chef Marie-Pierre Moine e o jardineiro Jeff Cox apresentam informações essenciais para a produção caseira de mais de 50 hortaliças. Eles ensinam como escolher, cultivar, cuidar e armazenar ervas aromáticas que são essenciais para transformar refeições básicas em pratos especiais. Além de receitas deliciosas de azeites, vinagres, patês, molhos, sopas, licores e chás, há um catálogo de ervas que traz as especificidades de cada uma e explica como usá-las adequadamente na cozinha. -O forte aqui não são as receitas mas o conhecimento que você ganha sobre as principais plantas que usamos na cozinha, seja para uma salada até temperos exóticos.

 

 

 

3# Enciclopédia da Culinária – Gunter Beer.

9781445414416Alguns cozinheiros gostam de seguir receitas experimentadas e testadas; outros preferem juntar o seu próprio gostinho às receitas ou até experimentar com novos ingredientes e técnicas. Seja que tipo de cozinheiro for, é o resultado final que interessa. Este livro de cozinha oferece com êxito algo adequado para todas as pessoas – um alicerce sólido de conhecimento que pode inspirar ideias individuais e receitas pormenorizadas para muitas ocasiões. Alguma vez se questionou o que é exactamente uma beurre noisette, como estripar e cortar em filetes um peixe, ou como preparar um perfeito molho holandês? Vai encontrar respostas para estas e muitas outras questões sobre culinária neste volume extenso. Ingredientes essenciais do dia-a-dia, técnicas de cozinha e receitas são apresentadas em mais de 700 páginas e em milhares de imagens fabulosas. Para cada grupo alimentar, tal como o arroz, as batatas, os vegetais, as aves ou o peixe, vai encontrar pratos tentadores de todo o mundo, bem como dicas e truques do famoso chefe Patrik Jaros. É grande, é pesado, meio desajeitado, mas é cheeeeeeeeeeeio de fotos. Bom pra aquele desespero que bate logo antes de você perceber que não tem ideia de como fazer aquela receita tão básica – subentenda-se feijão aqui- quando não tem alguém pra fazer pra você.

 

2# Revolução na Cozinha – Jamie Oliver

 21560368_41Se você pensa que não é capaz de aprender a cozinhar, siga as receitas deste livro e em 24 horas estará fazendo algo realmente delicioso para comer.
Para mostrar às pessoas como é fácil fazer uma comida simples, saborosa e rápida, Jamie recorda um mistério criado pelo governo britânico por ocasião da Segunda Guerra Mundial, o Ministério da Comida (Ministry of Food, título original do livro). Nada mais que uma providencial política de fazer com que os britânicos não passassem pelas dramáticas situações alimentares vividas na Primeira Grande Guerra. Ou seja, que aprendessem a fazer sua comida com os mais variados ingredientes e a comer de forma racional e saudável.
É tudo muito fácil e rápido. Experimente e participe da campanha de Jamie Oliver de mandar receitas para outras pessoas: PASSE ADIANTE…
-Jamie Oliver é atualmente meu chef preferido -tenho um sistema de rodízio, ou uma copa, de chefs preferidos- com suas receitas de quinze minutos. Aqui a que mais gosto é a de hambúrgueres caseiros.

 

1# Na Cozinha Com Nigella – Nigella Lawson

imagemA sua cozinheira favorita, agora na sua casa. Em um livro tão charmoso quanto informativo, Nigella oferece pratos que são ao mesmo tempo familiares e sedutores, nostálgicos e modernos. Com receitas que vão desde as mais rápidas — perfeitas para a correria do dia a dia — até aquelas que demoram mais um pouco — irresistíveis para os fins de semana e ocasiões especiais —, essa é a obra perfeita para se tornar um deus ou uma deusa na cozinha. Nigella também procura responder dúvidas que todos temos de vez em quando, como o que fazer com aquelas bananas velhas ou como improvisar um jantar para amigos em pouco tempo. E, como a verdadeira culinária depende das sobras do dia anterior, a autora compartilha sua criatividade vivaz para que possamos transformar uma receita em outra. Nigella indica o que é essencial para se ter em uma cozinha — e, tão importante quanto, os instrumentos que não são nem de longe necessários para se aprender a cozinhar. Porém, acima de tudo, ela lembra o leitor o quão prazeroso é consumir boa comida e fazer receitas simples e maravilhosas.  Tem uma coisa na simpática -e estudada- bagunça da Nigella que me deixa hipnotizada, memorizando cada pedacinho da receita. Deve ser porque a moça come com tanto gosto o que faz que fica impossível não ter vontade. A melhor até agora foi a receita de salmão com cuscuz marroquino.

 

#Bônus Jamie’s Italy – Jamie Oliver

jamies-italy-45981l1Jamie Oliver é um apaixonado pela Itália, pela culinária, pelo prazer de comer e de cozinhar dos italianos. Em “A Itália de Jamie”, o autor traz as receitas que pesquisou e descobriu durante sua viagem pelas regiões do país da gastronomia. Apresenta suas impressões e as experiências que vivenciou enquanto preparava pratos locais e apurava o paladar nas cidades, vilarejos e fazendas por onde passou.
No livro, o chef mostra o resultado de sua pesquisa gastronômica como uma típica refeição italiana: antipasti, primi, secondi e dolci (antepasto, entrada, prato principal e sobremesa). Dedica um capítulo para cada momento da refeição. Traz os ingredientes, o modo de preparo e dicas valiosas que garantem o sucesso do prato. Conta um pouco da história dos lugares ou de personagens relacionados às receitas.
Cada parada da viagem trouxe uma revelação. De um chef na Toscana soube que a primeira pizza feita no mundo foi uma pizza frita. De um açougueiro de Panzano aprendeu a fazer o sushi del chianti preparado com coxão duro fatiado e picado muito fino, temperado com ervas e azeite extra-virgem.
As sopas também foram uma agradável descoberta. Jamie confessa que não era muito fã delas até essa viagem. Diferentemente das de outros países que visitou, as sopas italianas se mostraram com muita “personalidade”. Destaca o minestrone, que considera “um festival de colheita em uma caçarola”. Para acertar no preparo desta tradicional sopa e agradar até o italiano mais exigente, o chef inglês presenteia o leitor com três regras de ouro. 
O que encanta nesse livro é a forma como Jamie apresenta a culinária italiana, sem requintes, só o mais tradicional no dia a dia. Existe o livro em português, mas na época essa edição estava beeeeeem mais barata. Minha receita preferida é o risoto de couve flor- juro.

Anúncios

Mostre que está acordado:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s