Feita de Fumaça e Osso – Laini Taylor

  •     Autor: Laini Taylor
  •    Editora: Intrínseca
  •    Nº de Páginas: 384
  •    Edição: 1
  •    Ano: 2012
  •    Título Original: Daughter of Smoke and Bone
  •    Tradutor: Viviane Diniz

   Avaliação: 7,0

Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

————————————————————————————————————————————————————————————————–

 “Era uma vez um anjo que, caído, morria no nevoeiro. E um demônio se ajoelhou ao lado dele e sorriu.”

Essa foi, de fato, uma leitura de uma ‘sentada só’. Na verdade uma deitada só, li Feita de Fumaça e Osso em apenas uma madrugada e estou feliz por não ter prolongado nada.

Vai ser difícil falar sobre esse livro sem passar a impressão errada ou não ficar repetitiva, então vou mandar tudo na lata de uma vez!

Feita de Fumaça e Osso é um livro ótimo, muito bem escrito e estava marcado para entrar nos meus favoritos… até a metade.

Não, ele não descamba na qualidade do meio para o fim, apenas se tornou o tipo de história que eu não gosto. São algumas particularidades, mas pretendo não entrar em detalhes ou spoilers metade touro, metade tigre com asas de morcego atacariam impiedosamente! Por isso primeiro vou falar do que gostei nesse livro, o que, estranhamente, não foi pouca coisa.

Esperava que Feita de Fumaça e Osso fosse apenas mais um romance sobre anjos e demônios, amor proibido e mimimis, também lembrava vagamente da autora pelo livro Blackbringer, então imaginem minha surpresa quando encontrei uma narrativa clara, bonita e ágil sem deixar de ser rica!

E seus personagens!

Temos desde os coadjuvantes bacanas, estilo Meg Cabot, ao serafim guerreiro endurecido por seu passado e possivelmente perturbado. As mina pira no mocinho perturbado!

E temos Karou, a garota-para-lá-e-para-cá.

Gosto que as mocinhas sejam capazes de cuidar de si mesmas, não fiquem esperando os outros resolverem seus problemas e tenham poderes legais para assustar seus inimigos. Karou preenche esses pré-requisitos com louvor e ainda tem o bônus de ser mega estilosa! Então, nada mais natural do que eu ficar muito chateada quando a estória que era sobre ela de repente se tornar a estória de outra pessoa. Não que não tenha nada a ver com ela, mas ainda assim…

É, acertou, aquela sou eu.

A Karou mesmo foi meio deixada de lado nas soluções dos mistérios, que por si só são magníficas e totalmente merecem meu respeito, mas sério, eu senti ciúmes por ela! Não é todo dia que encontramos uma mocinha disposta a levar tiros, esfaquear traficantes e pagar cafés para lunáticos no Marrocos! Como não ficar do lado dela, meu bom povo? Como??

Estamos com você, garota!

Porém devo dizer que, mesmo que parte dessas soluções tenha me desagradado, pelo menos explicaram uma coisa que poderia realmente ter azedado o livro todo, baixado vários pontos da escala de genialidade da Laini Taylor e jogado Feita de Fumaça e Osso no poço dos YAs água-com-açúcar. O mal do romance súbito.

Já repararam que muitos livros YAs tem romances Sedex1000? Que num momento os personagens estão lá, se vendo pela primeira vez e no outro, PAH, já escolheram os nomes dos cinco filhos que pretendem ter. E quase nunca isso acontece num cenário calmo, é sempre com algum tipo de catástrofe de proporções mundiais rolando no plano de fundo e mesmo assim os dois protagonistas lindos só conseguem pensar UM. NO. OUTRO!!

Não estou dizendo que é isso que acontece em FdFeO não, mas ele é um livro tão bem bolado em feito com tanto carinho (sério, dá pra notar, a autora citou até Nietzsche!!) que um romance óbvio azedaria o molho o todo!

Enfim, eu tive que dar aquela nota, pois esse é um blog pessoal e essa é a minha opinião, mas sério, relevem ela. Leiam Feita de Fumaça e Osso pra ontem e sejam felizes, um gavriél não me faria parar de pensar nessa estória e nem um bruxis anularia o respeito que Laini e sua escrita ganharam de mim!

xoxo e boa semana
9 comentários sobre “Feita de Fumaça e Osso – Laini Taylor

  1. Agatha Borboleta (@AgathaBorboleta) disse:

    ããnnhhh como assim ‘A Karou mesmo foi meio deixada de lado nas soluções dos mistérios’ vc sabe q adoro mocinhas fortes e com a cabeça no lugar, ai vc diz q tem uma e q ela eh F. p depois ser jogada de lado?! mimimi naum eh justo :/
    ‘romances Sedex1000’ tipo Jace e Clary? kkkkkkkkkkkkkkk mas sim, isso incomoda p caramba, mas tentando puxar pela memoria, qd somos adolescentes a vida parece assim mesmo naum? o.O

  2. Ceile disse:

    Ahh, eu tôi lendo este livro *-* Concordo que é bem escrito. Os nomes são complicados, mas, ok, ela está em Praga.

    Por enquanto (até a página 100 onde estou), eu diria: é um livro muito louco, mas muito legal. É diferente e impossível de largar (ou quase, na verdade).

    Vamos ver como vai ser pra frente, que pena que Karou some =/ Também tô gostando muito dela e de seus cabelos azuis *-*

    Beijo!

  3. jheyscilane disse:

    Momento para risos eternos “Já repararam que muitos livros YAs tem romances Sedex1000?” ahahahahahah ultimamente a maioria dos livros são assim =* sou meio cética para algumas coisas e essa é uma delas (Olhei pra vc e vupt: Vc é a minha vida e eu vou até o inferno por você rsrs) Faço minhas as palavras da Nats: Como assim a protagonista é deixada de lado na história? Isso não faz o menor sentido! [2] o.O
    Só lendo pra saber né? Ahaha fiquei curiosa e gostei de ver que o livro é bem escrito \o/ vou colocar na minha listinha ah e não podia deixar de elogiar sua escolha para os gifs (Estão divinos!) Beijos

  4. Book Petit (@bookpetit) disse:

    “As mina pira no mocinho perturbado!”
    ô, e como! *se abana*

    Todo mundo vem falando muito bem do livro, e isso me deixa muito feliz. (Adoro quando eu descubro a série antes de vir pra cá e ela é realmente boa -dig din dig din dig din pra mim)
    Mas enfim, o mal do romance súbito realmente mata qualquer um. E é exatamente como você falou, o mundo caindo aos pedaços e eles lá no love-love deles. Tá vendo só, nunca deixe o destino do mundo na mão de jovens borbulhando de hormônios, é o que eu sempre digo!

    Vou dar uma chance -claro- mas é bom que eu já fico preparada e resisto a vontade de gritar quando esse tipo de coisa aparecer. E já me preparo para o ataque de ciúmes pela mocinha 😉

    Beijitos

Mostre que está acordado:

