Divergente – Veronica Roth

  •     Autor: Veronica Roth
  •    Editora: Rocco
  •    Nº de Páginas: 502
  •    Edição: 1
  •    Ano: 2012
  •    Título Original: Divergent
  •    Tradutor: Lucas Peterson

   Avaliação: 9,0

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.

A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.

E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

————————————————————————————————————————————————————————————————–

“Dividiram-se em quatro facções que procuravam erradicar essas qualidades que acreditavam ser responsáveis pela desordem no mundo.[…]

-Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade.[…]

-Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição.[…]

-Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.[…]

-Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.[…]

-E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia.”pág. 48

Dividir para conquistar foi uma estratégia de Alexandre, o Grande, mas poderia facilmente ser discurso das facções…

Divergente foi um livro que me surpreendeu por sua estória de qualidade e ótimos personagens. Eu já tinha lido vááááárias críticas positivas sobre ele, mas me recusei a começar a leitura pensando que esse seria o livro do ano e blábláblá. Enfim, Divergente não é o livro do ano para mim, mas chega perto. Vou evitar entrar em detalhes do enredo nessa resenha, pois desde o início tive surpresas e falar delas pode estragar um pouco a sua leitura depois. (Eu sei que você não vai aguentar e vai ler)

No começo do livro fiquei um pouco apreensiva com Beatrice, conforme via o interior da facção da Abnegação através de seus olhos, não pude evitar o pensamento “Cassia, é você?” Não que eu não goste de Destino (Ally Condie), mas a personagem principal meio que sempre azedou a leitura para mim e por isso tinha medo de encontrar uma irmã perdida dela em Beatrice.

Outra Cassia Reyes não!

 Não dava pra estar mais enganada!

Tris tem HORROR a mostrar suas fraquezas e, apesar de estar acostumada, detesta que todos a julguem incapaz de muita coisa só por seu tamanho. O resultado é uma constante de provações e atos corajosos para mostrar que não é pouca porcaria! O melhor? Tris não é uma idiota que faz coisas inconsequentes e estúpidas como os outros adolescentes, ela está sempre ciente das suas limitações e trabalha para superá-las.

Quer outro “melhor” ainda? A Beatrice não é hipócrita.

Deus sabe o quanto personagens metidos ao próximo Gandhi me irritam. Sendo pisados, enganados e traídos e ainda assim se recusando a admitir que querem ver aquele f#@%#@ se dando mal, muito mal!

A Tris não. Se alguém a machuca, ela revida. Ou no mínimo acha lindo quando revidam por ela.

Tris por dentro E por fora quando alguém recebe o que merece!

Eu, por ver Tris reagindo daquela maneira!

E tem o Quatro. Assim, se eu tivesse lido esse livro antes, nós não teríamos o Mocinhos de Tirar o Sono, ao invés seria um post de apreciação ao Quatro.

“Ele não é doce, gentil ou especialmente bondoso. Mas é esperto e corajoso e, embora tenha me salvado, tratou-me como uma pessoa forte. Isso é tudo o que eu preciso saber.”

A atmosfera do livro, a agitação, a liberdade, os desafios, é tudo tão empolgante que eu ficava me remexendo toda impaciente, queria muito fazer parte daquilo também! Além disso, respeito autores que matam seus personagens. Respeito ainda mais os autores que tem a coragem de deixa que você se apegue aos personagens pra depois tirá-los de cena. Isso não é spoiler, é só um aviso para ninguém (tipo, eu) achar que é tudo oba-oba, que o pessoal da Audácia só fica fazendo Le Parkour na cidade, que quem é da Erudição só sabe estudar e estudar, que os integrantes da Amizade não passam de bobos-alegres, que os Franqueza são simplesmente grossos ou que o pessoal da Abnegação é um bando de bananas.

Essa sou eu caindo na real.

Confesso que demorei para me recuperar do susto complexo de Cassia Reyes e cair na real para a situação de Tris, me tocar que nada ali é simples e que… bem, isso sim é spoiler!

Infelizmente sabemos pouco sobre o passado do mundo e contra o que os soldados nas fronteiras protegem Chicago. É quase como se a autora houvesse esquecido de colocar isso no livro. Outro ponto que não me entrava na cabeça eram as pessoas que vestiam a camisa de suas facções, como se, depois da Iniciação, o comprometimento com o modo de vida da facção escolhida fosse inevitável. Quase sobrenatural.

Em suma, Divergente é um livro bem construído em seus focos e explora bem esse sonho de utopia dentro da distopia. Não vejo a hora de reencontrar seus personagens em Insurgente e continuar a me maravilhar com suas façanhas e avanços! Se você gosta de estórias dinâmicas, com ação mistérios e um romance digno de fazer suspirar deveria estar com a aba de alguma loja virtual aberta garantindo seu exemplar… dinheirinho muito bem gasto, te garanto!

xoxo e bom fim de semana!

Anúncios
Comments
7 Responses to “Divergente – Veronica Roth”
  1. Natália disse:

    Resenhas positivas da Desi: eu indo estourar meu cartão de crédito.

    Eu tenho pra mim que a autora vai explicar melhor as coisas de fora em Insurgente. O melhor sempre fica pra depois, né não? rs

    Adorei a resenha, quero muito o livro. Vou aplicar meus olhos de gatinho do Shrek no meu pai ou no Yuri…

    Beijo =)

  2. Gustavo disse:

    Gostei , fiquei super curioso para ler !!!

    de uma passada pelo meu blog : http://vampleitores.blogspot.com.br/

  3. Jheyscilane disse:

    Ah que hj quase comprei ele (Mas resolvi tirar da lista por não ter lido nem uma resenha “fodona” sabe?) A resenha apareceu =* e Submarino me aguarde vou fazer outro pedido (pode cancelar o antigo kkkkkkkkkkkk) adorei a resenha e eu confesso… não dava nada pelo livro (Minha cara antes: u.u mais um distópico querendo arrancar minha grana, não vai ser fácil já vou avisando/ Minha cara hj: o.O Ohhh mais um distópico maravilhoso, meu cartão de crédito é todo seu loja virtual… Ahahahaha)
    Estou ansiosa para ler =)
    Bjs

  4. estou mega ansiosa para ler o livro, apesar de não conseguir visualizar essa questão de facções. Mas quem sabe lendo né rs
    bjos

  5. Oie!
    Apesar do livro ser super falado, acho que sua resenha é a primeira que leio dele.
    Não sabia que o livro tem 500 páginas! Ainda bem que ele é bom né! Fiquei com vontade de ler, ainda bem que a Rocco está fazendo promoções dos livros agora.
    Morri de rir com o gif do gato rindo 😀

    Beijos,
    Sora – Meu Jardim de Livros

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] Distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia (É, mas também tem Resenha) […]

  2. […] Distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia, distopia (É, mas também tem Resenha) […]



Mostre que está acordado:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Plágio? Não aqui!

    MyFreeCopyright.com Registered & Protectedcopyright video
  • Agora você já pode ir dormir :)

%d blogueiros gostam disto: