Encantos – Aprilynne Pike

  •    Autor: Aprilynne Pike
  •    Editora: Bertrand Brasil
  •    Nº de Páginas: 308
  •    Edição: 1
  •    Ano: 2012
  •    Título Original: Spells
  •    Tradutor: Sibele Menegazzi
  •    Avaliação: 8,5

Se não leu Asas, cuidado, spoilers selvagens podem atacar você!

Seis meses se passaram desde que Laurel descobriu ser uma fada e salvou o portal de entrada para Avalon. Lá, ela passará o verão estudando para aprimorar suas habilidades e adquirir conhecimentos como fada de outono. No entanto, com o tempo, a hierarquia social do lugar começará a desgastá-la e a fará repensar sua escolha.
————————————————————————————————————————————————————————————————–

Laurel agora sabe que é uma fada e vai ter que lidar com as delicias e responsabilidades que isso traz. Nada melhor, então, do que passar o verão em Avalon, o reino das fadas e elfos, em uma dimensão paralela ao nosso mundo. Lá ela vai ter que suar o vestido de seda de teia-de-aranha para poder acompanhar o ritmo das aulas, e pelo menos tentar alcançar o mesmo nível de suas colegas fadas de outono.

O laboratório de  herbologia de Avalon me deu uma saudade tremenda das estufas de Hogwarts, mas o reino criado por Aprilynne Pike não se resume a isso. A delicadeza de Avalon, seus detalhes coloridos e todas aquelas fadas e elfos diferentes levam qualquer um a viajar por suas ruas. Mas aquele detalhe da hierarquia entre as ‘espécies’ é bem irritante:

Fadas do Inverno: muito raras, são a realeza, mesmo mesmo.

Fadas de Outono: nem 5% da população, experts em poções e medicamentos.

Fadas de Verão: 15% de todas as fadas, são as exibidinhas, responsáveis pelas coisas bonitas e divertidas.

Fadas da Primavera: a rabeira da cadeia alimentar. Mesmo sendo massivos 80% e cuidando de praticamente TUDO, são consideradas inferiores.

“Ah, por favor…”

Não culpo a Laurel por se indignar com o desprezo das outras castas pelas fadas de Primavera, ao seu ver (e ao meu também) todos contribuem para Avalon funcionar. Mas, enfim…

O triangulo amoroso. Ok, geralmente eu tento me manter imparcial nesses casos, sério, já que tenho uma tendência saudável a me apegar aos personagens… mas não deu! Quero que a Laurel fique com o Tamani. Pronto, falei.

O David é super legal e dedicado e fofo e super gosta dela, mas o Tamani é um elfo! Tá, não é só por causa disso mentira que eu quero que eles fiquem juntos. A química entre os dois, a tensão constante, os fez mais reais pra mim do que Laurel + David.

É de dar um nó na cabeça de qualquer um estar no meio de uma multidão e saber que a maioria daquelas pessoas te conhecia no passado, até poderiam ser suas melhores amigas, e não lembrar bulhufas a respeito delas. Coisa desorientadora mesmo é que ninguém, ninguém !!, se incomoda em te fazer lembrar.  É uma coisa bem diferente se for ver, porque na maioria dos livros em que um personagem perde a memória, todo mundo se desdobra pra fazê-lo lembrar, mas não em Encantos, não com Laurel. Ela escolheu isso e as fadas simplesmente não vem motivo para comoção: o feitiço era bem forte e foi por uma causa maior.

Tá, eu sei, tô enrolando, mas sério, você não ia ficar MUITO constrangido no lugar dela??

Retomando: Pike se livrou de qualquer insegurança que tinha no primeiro livro e aproveitou sua melhor característica: o texto despretensioso. Parece que ela não fez força nenhuma pra escrever, simplesmente foi colocando no papel. Eu sei que deve ser impossível uma coisas dessas e que os autores às vezes passam horas brigando com uma única linha, mas deu muito certo. Infelizmente a ação não tem tanto espaço nessa estória, exatamente como em Asas. Apesar de conhecermos novos elementos que prometem coisas interessantes mais pra frente, ainda estou esperando o ‘bicho pegar’ de verdade, a trama tem espaço para isso! Eu quero muito isso!!

De qualquer modo, é muito bom quando você chega num certo ponto de um livro em que você simplesmente não quer parar de ler e, caso precise parar de ler, não vê a hora de retomar de onde deixou. Aconteceu comigo em Encantos, que diferentemente de seu predecessor, me fisgou (não, me recuso a fazer esse trocadilho) pra valer. De novo, o livro poderia ser maior e ter mais ação, mas nem de longe ficou em banho-maria como o primeiro.

Por último: um grande parabéns para a editora, a revisão e tradução foram impecáveis, coisa aparentemente difícil no mercado literário de hoje. Foi encantador ler esse livro. (Taí, não resisti!) e estou agoniada para ler Illusions, lançado aqui no segundo semestre desse ano.

xoxo e bom meio de semana! 
Comments
11 Responses to “Encantos – Aprilynne Pike”
  1. gaahbrielle disse:

    Aaah De, eu detestei Asas, mas muita gente tá falando que Encantos foi melhor… To quase lendo, quaase ;x
    Aaah eu também torço pelo Tamani ❤

    ;*
    Gabi – http://www.livrosecitacoes.com

    • AndhromedaG disse:

      Faltou muita coisa em Asas, fiquei meio frustrada =S Encantos tem um ritmo diferente, bem melhor, posso apostar que Ilusões vai ser ótimo (cruzando os dedos) Lê esse siiim! =D

      Team Tam ❤
      beijão

    • Dienifer disse:

      desculpa mas ,cm assim não gostou os livro ASAS é perfeito tah e ilusões é melhor ainda e eu tenho certeza de que os outros dois vão ser ainda melhores .tudo bem vc tem sua opinião e eu respeito mas se naum gostou de asas nem leia encantos não tem diferença eu amei todos os livros de aprilynne pike é romance ,aventura e emoção se naum gosta disso naum leia pra depois ficar criticando cm fez com Asas.Ass:DIENIFER

      • AndhromedaG disse:

        Então o ponto do seu total respeito pela opinião alheia é ‘se você não gostou do começo, desista’ ou ‘só fale bem dos livros, independente de ter gostado ou não’ ? Acredito que blogs literários tenham o dever de dar suas opiniões (a finalidade dos blogs é justamente essa) e principalmente, ser sinceros. Discordo de você dizendo que Asas e Encantos não tem diferenças, eu as encontrei durante minhas leituras e acredito que são perfeitamente normais, afinal Asas foi o primeiro livro da Pike e nenhum autor, por melhor que seja, nasce perfeito.
        Fico feliz que você tenha aproveitado tando a leitura de Asas tanto quanto de Encantos e concordo, junto com você, que Ilusões e Destined sejam ainda melhores. Se não forem, reservo meu total direito a liberdade de expressão e meu comprometimento com quem se importa com a minha opinião garantindo minha sincera opinião e eventual critica.

        Continue acessando o blog =D
        xoxo

  2. Na boa? se eu n tivesse lido Asas vc me comprava com sua resenha mas caaara, naum vai rolar! Para começar acho muito forçado o triangulo, Tamani n me convenceu nem minimamente, BAnho-maria do primeiro volume? eu diria q o livro n saiu da geladeira! Ainda nem fiz resenha dele pq n sei nem o q dizer! Pq eu ele n eh ruim mas eu simplesmente n gostei, muito fraco sei lah… bom para menininhas de 12 anos com pouca coisa na cabeça… naum sei, naum sei ANdhy, mesmo com sua resenha encantadora rsrsrs n sei se eu tenho coragem de ler Encantos….

  3. Olá, Dée!!
    Adorei saber que essa série sobre fadas é muito boa e que recomenda a leitura. Ainda não tive a oportunidade de ler e espero ter ótimas impressões a respeito. Como sabe, também sou fã de Sereia e espero continuar acompanhando uma série sobrenatural que aborda um outro ser e que foge do lugar comum.
    Não quis ler a resenha toda por causa do alerta de spoilers.
    Gosto muito de livros que tem ação propriamente dita e realmente às vezes os autores enfrentam aqueles momentos de “bloqueio” para desenvolver uma única linha. É desesperador, às vezes rs. Eu mesma passo por isso, mas eu dou um tempo para relaxar, antes de voltar a escrever.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

  4. Carol disse:

    Adorei a resenha! Também achei Asas meio fraco, mas você renovou minhas esperanças em Encantos. Vou ter que comprar ele agora!!

    bjinhus

  5. João Henrique disse:

    AMO suas resenhas, elas são incríveis!! Parabéns!!
    Vou procurar essa série pra ler, fiquei muito interessado 🙂

    Abçs

Mostre que está acordado:

  • Plágio? Não aqui!

    MyFreeCopyright.com Registered & Protectedcopyright video
  • Agora você já pode ir dormir :)

