Oh, wait… arrumação!

O ministério dos blogueiros adverte, o post a seguir é MUITO grande.

Olá gentes! Eu sei, ontem eu supostamente deveria ter postado a resenha de Na Companhia da Cortesã e blá, blá, blá. Acontece que eu tirei o dia (o dia todo mesmo) pra arrumar minhas idolatradas estantes. #fearless

Até a Mimo abandonou o barco, depois de deixar seu protesto, é claro:

-.-

Bem, não é tarefa fácil, como vocês devem imaginar, e houve horas que quase deitei no chão frio e esperei eles se arrumarem sozinhos! Mas minha mãe não deixou e eu sabia que não ia adiantar, então pus as mãos à obra! Vou contar aqui como mais ou menos foi e aproveitar para incutir algumas noções de cuidados exagerados com livros em vocês. =]

Primeira dica: não siga o meu exemplo. Sério, minhas estantes, principalmente as que estão com os livros deitados, são o verdadeiro manual do como não fazer!! “Ain, Andhromeda, mas então, tipo, por que você deixa seus livros, tipo, daquele jeito??” Porque ainda não fiquei rica/famosa/megasenazada e construí um lugar ligeiramente maior que o meu quarto pra abrigar meus livros. Um lugar tipo esse:

Estou logo ali, perto da coluna da esquerda, estirada no chão!

Edit/ Ainda não fiquei rica e famosa, mas já consegui tirar meus livros da horizontal =D

Okay, agora que deixamos esse ponto bem claro, vou contar o que você pode (e deve) fazer na hora de limpar e organizar seus livros. Primeiro separe o básico necessário:

  • Lustra-móveis, polidor de superfícies (se for necessário)
  • Flanela ou pano
  • Flanela ou pano macio seco
  • Folhas de louro secas [daquelas que a sua mãe coloca no feijão (calcule duas por livro)]
  • Cravos-da-índia (calcule um pequeno punhado por prateleira ou nicho)
  • Um local para deixar seus livros ‘na espera’. Pode ser a cama, o sofá e até o chão, desde que estejam limpos, forrados e protegidos de umidade e luz solar direta.
  • Uma cadeira confortável
  • Uma jarra de água fresca
  • Uma lata de atum
  • Fatias de pão de forma (calcule conforme seu IMC)

Agora decida o que você quer dos seus livros. Vai conservá-los todos ou pretende doar/vender? Minha mentora sempre disse que livros foram feitos para rodar, que o desapego com eles é coisa nobre. Acho isso lindo e, mesmo que seja incapaz de me desfazer de qualquer um dos meus bebês, acredito que se você quer passar alguns adiante a melhor hora para separá-los é agora.

Idealize sua estante limpa e organizada, como você quer seus livros? Por assunto, autor, cor, tamanho? Uma ordem que só faça sentido para você?  Embora não seja muito prático, acho a coisa mais linda estantes em dégradé.

Me acompanha no suspiro *.*

Well, comece a retirá-los de sua estante e lembre-se, organização é a mãe da rapidez. Quanto mais organizado você começar, mais rápido vai acabar. Arrume os livros no lugar previamente destinado mais ou menos do jeito que eles vão ficar na estante, de acordo com o ‘tema’ da organização. E sempre deixe os maiores por baixo. Quando fui tirar os meus daqui esqueci da parte de colocá-los na ordem e meio que criei um caos literário:

Não te dá um aperto no peito?

Tire o pó das estantes deslivradas com a flanela/pano. Adendo da minha arrumação: você, jovem padawan, jamais conhecerá o verdadeiro sentido do conceito ‘com o c* na mão’ sem antes se equilibrar descalço no estrado de madeira de uma cama com flanelas nas mãos. Não recomendo a prática para pessoas de coração fraco. Fim do adendo.

Ok, lustre as prateleiras com o, obviamente, lustra-móveis. Eis um ponto polêmico: Andhy, minha estante é de tal material, #comofas? Bem, se ela for de:

  • MDF, a ‘madeirinha’, sem crise. É só passar o produto e pronto.
  • Aço. São as melhores para a conservação do livro e, na verdade, não precisam de lustra-móveis. Se ela estiver manchada experimente esfregar um pouco de cera automotiva (incolor).
  • Madeira de verdade. Você é um sujeito de sorte =D Se a madeira tiver riscos ou ranhuras profundas, cuidado, fungos do mal vão se proliferar ali! Esfregue metade de uma noz (sem casca) no local. O óleo dela vai hidratar a madeira e recuperá-la. Use o lustra-móveis.
  • Alvenaria. Depende, se a tinta da pintura for daquelas megaplasticasbrilhantes, lustre.
  • Vidro. Por favor, troque por qualquer outro material. Só de imaginar já me dá aflição. Se você confia nelas passe vidrex.

Enquanto espera o produto secar, vá cuidar dos seus rebentos. É nessa hora que você os limpa (com a flanela/pano macio e seco), manuseia e folheia. Tudo isso ajuda o livro a respirar. Se você sua muito nas mãos é bom fazer isso com luvas, nosso suor tem acido úrico, que maltrata as páginas. É nessa hora que eu mais enrolo. Simplesmente não resisto a ficar fuçando e lembrando a história de cada livro!

Há alguns anos aprendi uma técnica para livrar os livros da traça-de-livro: folhas de louro. Para garantir, coloque uma folha na primeira e outra na última página de cada livro. Contra as traças que formam casulos e que SUPOSTAMENTE preferem tecidos: cravos-da-índia. Espalhe os punhados pelos cantos das prateleiras. Além de proteger deixa um cheiro tão bom ^^ É o fim daqueles servos do mal e caos na sua vida.

Outra coisa bacana é aproveitar para catalogar sua biblioteca. Não importa se são 20 ou 2000 livros, é algo prático de se manter e convenhamos, dá aquele orgulho passar os olhos pela lista. Há vários programas legais na rede para catalogação, mas a maioria é pago ou para MAC. Como tenho muita preguiça, fui no modo homem das cavernas. O Excel.

É tosco e funcional!

Lembre-se, sua biblioteca é SUA, então se depois de ler um livro achar que deve classifica-lo como tal coisa, vai com fé!

Onde eu estava? Ah, sim. Seu polidor já secou =] Hora de retornar os livrinhos para suas casinhas!

POR FAVOR, NÃO SOQUE ELES DE QUALQUER JEITO! SEU BRUTO.

Livros respiram. Precisam de espaço, senão ficam feios, deformados e com o tempo vão soltando as folhas. Você quer isso? Pois é. Não esprema os livros para caber mais, eu faço isso com os meus e SEI que vou me arrepender amargamente no futuro.

Fuja da umidade. Coisas simples, que às vezes nem lembramos que podem dar incentivo a fungos, são as mais fatais: Umidificadores de ar, vapor do banho (quando a porta do banheiro dá para o recinto com livros), usar o secador de cabelos perto deles, vapor de cozimentos, fontes decorativas (aquelas pequenininhas bonitinhas)…

E também não deixe o disco solar incidir seus raios ultraviolentos nas estantes, isso desbota e amarela. Se não tiver como interferir, cubra tudo com uma toalha branca ou clara, dessa forma ela reflete o calor, sem deixar que vire uma estufa embaixo dela.

Todos os livros estão em seus respectivos lugares? Bom.

Well, agora, preste muita atenção!

Posicione a cadeira confortável. Abra a lata de atum e espalhe meticulosamente seu conteúdo nas fatias de pão, selando-as umas nas outras. Sente-se na cadeira com os sanduíches e a água e aprecie o seu trabalho.

Parabéns, você tem livros limpos e organizados!

Uma graça!

Na próxima vez que eu for fazer isso aqui, acho que contrato alguém e fico só com a parte do sanduíche e cadeira.

xo

Ah, até que não ficou tão grande assim =]

Comments
23 Responses to “Oh, wait… arrumação!”
  1. Camila disse:

    rsrsrsrs, nem me fala, estou adiando a meses essa tarefa, mas nao tem jeito. vou seguir as dicas!

  2. Apenas 1 dia é suficiente p limpar essa biblioteca gigante?!!! *o* quer ajuda? *.* (essa é a ÚNICA parte organizada do meu quarto)
    ‘Uma ordem que só faça sentido para você?’ é exatamente assim que eu organizo as minhas 2 prateleias 😄
    A lista de itens para a limpeza é ótima rsrsrsrs
    Mas vamos ao que (me) interessa rsrsrs sabe que eu adoro fazer perguntas neh?
    * As folhas de louro não mancham o livro não? *.*
    * será que o cravo funciona mesmo em prateleiras abertas? (tipo, o fundo é a parede rsrs)
    *Vc tem dicas de como limpar os livros que trazemos dos sebos? *.*
    Outra coisa: Pq vc n deixa o colchão na cama? tipo, suja 2 lençóis mas para de viver perigosamente rsrsrs
    E adorei a dica da Noz! õ/

    • AndhromedaG disse:

      Ok, vamos por partes, rs
      Até hoje nenhum manchou, mas eu sempre as troco e quando dá, ajeito em uma nova posição (pra não ficar minando um ponto só)
      As minhas são abertas, eu posiciono os cravinhos bem rentes à parede (que é onde aqueles monstros preferem ficar pra dar o bote)
      Olha, depende muito do estado do livro, mas o que TODOS tem é o cheirinho inimigo da rinite. Coloque os livros em um saquinho com erva-doce por uns dias =]
      Na limpeza nunca esqueça da delicadeza, não use aspirador de pó, só um pano macio e seco. Se as páginas estiverem sujas, experimente usar uma borracha (com cuidado!) e retirar o excesso com um cinzel (ou pincel macio). Não assopre, vai voar perdigotos sim!

      Eu tava aproveitando o sol da manhã pra arejar ele! *bad poker face*

  3. Carol disse:

    Adorei as dicas! Personal library organizator! uhsaushauhsuahsuahsua
    Menina, que perigo fazer isso!
    Adorei a parte do sanduiche de atum, a Mimo que deve adorar isso também ushauhsuahsuahsuahs

    bjos ❤ seu blog!

  4. Jackie disse:

    Gostei da planilha do excel, morro de preguiça, mas vou tomar vergonha na cara!
    sua biblioteca é tão linda!!! parabéns por ter tantos livros bons, cuidar tão bem deles e nos dar suas dicas!

    *quase morri com os livros em cima do sofá*

  5. Vitor disse:

    eh muito livro!!!!
    Apenas 1 dia é suficiente p limpar essa biblioteca gigante?!!! *o* quer ajuda? *.* (essa é a ÚNICA parte organizada do meu quarto) [2]
    Personal library organizator! [2]

    jah conhecia a técnica do louro, mas nunca imaginei que dava certo mesmo!

    muito obrigado pelas dicas ótimas!

    fucking awesome!

  6. rodrigoborgia disse:

    Preciso dizer que suas postagens são impecáveis?
    Me fazem rir e tem conteúdo, totalmente fora do lugar comum de hj em dia.

    Parabéns ,estou devorando o seu blog

  7. Juh disse:

    thanks pelas dicas! estava precisando mesmo de um incentivo pra arrumar meus livros.
    se vc com essa biblioteca nacional consegue fazer isso em 1 dia, eu tbm consigo!! oajsoajsaojojosajsoajsoajs

    beijao
    ❤ seu blog [2]

  8. Erika Barreto disse:

    É até que não ficou tão grande… mas vc assustou no início… dái… dps eu termino de ler :d

  9. Erika Barreto disse:

    Quase quebrou a cama hein =]] (ainda não terminei mestre Yoda, mas volto logo pra terminar)

  10. lenaelric disse:

    Nunca tinha pensado na possibilidade de por todos os seus livros em um documento do excel. Estou fazendo isso, até que eh util ;D

  11. Erika Barreto disse:

    mas então… tô há uns 5 meses tentando organizar os meus =] não róla de vc vim por aqui me dar um help não? =]]

  12. Erika Barreto disse:

    Ahhh eu antes do SKOOB organizava no Excel ^^ depois de perder/deixar ficar desatualizado desisti de deixar no excel e fiz um blog pros livros 😡 Aí coloco a imagem da capa que fica bonitinho… 😡 Supera a toskice do EXCEL mas perde em praticidade e rapidez 😡 Mas tenho backups diários e automáticos =]]] \o/

    Ps.: demorei o dia todo mas li tudinho =]]

  13. Natália disse:

    Ri dos seus adendos e comentários HEUHEUHUEH Olha, nunca vi nada dessas traças nos meus livros, nem sabia da existência delas! Mas da última que parei pra limpar minha humilde estante, reparei que muitos livros estavam amarelados :/ Jurava ser de poeira! Poxa, e agora não tem volta, né? Livros novinhos, com menos de um ano, estavam cheios de manchas (mas não por dentro, só nas laterias e em cima), enquanto alguns mais antigos continuavam intactos.

    Vai entender!

  14. lenaelric disse:

    Só que no excel não fica exatamente igual em bibliotecas…Pq você não poem o ome do autor ou livro e aparece, sabe? Queria ter esse progaminha :/

  15. Natália Villar disse:

    Os meus livros ficam dentro do meu armário, porque aqui tem MUITAAAAA poeira devido a umas obras (dois prédios) aqui perto D= Deixar eles em prateleira nem morta!

  16. Demétrio disse:

    Eu tenho uma irmã de 6 anos.. e ela ADORA ficar no meu quarto pulando na cama.. então eu geralmente a chamo pra brincar de uma brincadeira q ela se amarra: Ajudaroirmãoaarrumaroslivros. Exploro mesmo! xD
    Realmente é duro.. mas depois da limpeza, dá uma sensação de dever cumprido sem igual. o/ Belo post 😄

  17. Pra quem tiver paciencia de gastar 10min com um tutorial, acho o Acess mais legal ainda para fazer esse tipo de coisa. Achei esse link aqui >> http://www.infowester.com/tutaccess2007.php
    O exemplo dele é um banco de dados de livros ^^

Mostre que está acordado:

  • Plágio? Não aqui!

    MyFreeCopyright.com Registered & Protectedcopyright video
  • Agora você já pode ir dormir :)

