Banidos – Sophie Littlefield

Ainda mais bonita que a original!

  •   Autor: Sophie Littlefield
  •   Editora: Underworld
  •   Nº de Páginas: 238
  •   Edição: 1
  •   Ano: 2011
  •   Título Original: Banished
  •   Tradutor: Débora Isidoro
  •   Avaliação: 8,0

Não há muitas coisas pelas quais valha a pena viver em Gypsum, Missouri, ou Trashtown, como os garotos ricos costumam chamar o bairro decadente onde mora Hailey Tarbell, dezesseis anos. Hailey acha que nunca vai se ajustar, nem com os garotos populares da escola, não com os rejeitados, nem mesmo com sua avó cruel e doente que vende drogas no porão de sua casa. Hailey Não conheceu a mãe, já morta, e não tem ideia de quem era seu pai, mas pelo menos ela tem seu irmão adotivo de quatro anos de idade, Chub. Quando fizer dezoito anos, Hailey praneja levar Chub para longe de Gypsum e começar uma nova vida onde ninguém possa encontrá-los.

Mas quando uma colega se machuca na aula de ginástica, Hailey descobre o dom de cura que ela nuca soube possuir e que não pode mais ignorar. Ela não só é capaz de curar, como pode trazer de volta à vida pessoas que estão morrendo. Confusa com seus poderes, Hailey procura respostas, mas encontra apenas mais perguntas, até que uma misteriosa visitante aparece na casa de sua avó alegando ser Prairie, sua tia.

Há pessoas dispostas a tudo para manter Hailey em Trashtown, vivendo um legado de desespero e sofrimento. Mas quando Prairie defende Hailey e Chub de invasores armados que invadem a casa de sua avó no meio da noite, Hailey precisa decidir onde colocar sua confiança. Serão o passado de Prairie e o segredo que ela enterrou há muito tempo, e que a levou a deixar Gypsum anteriormente, capazes de arruinar todos eles? Porque, como Hailey vai descobrir, seu poder de cura é só o começo.

Pra começo de conversa, quando estiverem com o livro em mãos, NÃO olhem nas orelhas, contém mais spoilers do que comentários no Skoob! Tudo bem, só por alguém dizer NÃO olhe você vai sentir o impulso incontrolável de olhar… então olhe, e acabe logo com a graça do livro de suspense, tirando o suspense dele, seu troll! Eu não olhei e fui uma pessoa muito feliz por isso. Sério. E não vou dizer ‘eu bem que avisei’ porque você já sabia. Até por que…

bitch, please.

Certo, vamos ao livro!

No início estranhei, Banidos não segue a linearidade quase que litúrgica dos outros YAs. A gente não tem muito tempo de conhecer a Hailey antes que ela comece a fazer as curas dela… mas nós todos pegamos o ponto onde ela está abaixo da rabeira da cadeia alimentar na escola, onde nem os loosers querem ficar perto dela, e também não há como não querer trucidar a avó, Alice, por ser tão desprezível (esqueça as vilãs caricatas, Alice é cruel e calculista). A velha teve a capacidade de adotar Chub, que é mentalmente atrasado, só para usar o dinheiro que o governo paga como auxilio. Há também os Morries, moradores de Trashtown como elas, que pareciam exercer tanto fascínio em Hailey quanto podiam fugir dela.

Quando Hailey cura Milla, uma colega da escola Morrie, de um tombão a menina fica tudo, menos agradecida. Raivosa e assustada são boas palavras. Depois de muita humilhação pública Hailey finalmente consegue se aproximar da garota e tirar algumas respostas: Milla fala sobre como são todos Banidos, os Morries, e que as mulheres Tarbell devem ser amaldiçoadas. Hailey não consegue acreditar que seja o caso, não quando seu dom parece fazer coisas tão boas, Chub está progredindo agora e ela até conseguiu salvar Rascall, o cachorro dela, quando foi atropelado. Dica, fiquem de olho no cachorro.

Milla também sugere outras coisas: a mãe de Hailey não teria morrido no parto, ela era louca e se matara pouco depois de dar a luz, ou que havia mais ligações dela com os Morries do que ela imaginava. Logo, as respostas deixam pontos de interrogação ainda maiores do que antes!

Enquanto isso, na sua casa, parece que vovó Alice sabe muito mais sobre o dom da neta do que quer contar e seus planos podem ser tão escusos que jamais passariam pela cabeça de Hailey. Não se não tivesse provas suficientes para acreditar que a avó estava tramando algo grande e absurdo para ela.

A chegada de Prairie que raio de nome é esse?  vai trazer mais alivio do que Hailey poderia esperar, mas as respostas que ela tanto queria estão por vir. Talvez fosse melhor não saber de nada…

Demoramos para ter um mocinho em potencial, o foco do livro segue para a fuga de tia e sobrinha de pessoas mil vezes piores que Alice, pessoas capazes de usarem os poderes de Curadora de Hailey e Prairie para coisas nefastas e inumanas por dinheiro!

É um livro ótimo para quem quer sair da mesmice sem deixar totalmente de lado o gênero. A escrita de Littlefield é singular, às vezes eu sentia que devia ler trechos em voz alta, como se houvesse sido escrito para aquilo. Os dois últimos terços eu li em pouco mais de 3 horas, parece um filme de suspense muito bom, ou um ótimo episódio de Supernatural.

Fiquei com medinho no final… não posso contar do que, senão estraga a surpresa, mas quando lerem se lembrem: a Andhy odeia muito isso, e com razão!! Então fiquem à vontade para se juntarem a mim num local bem iluminado com espingardas e lança-chamas.

Adorei o livro, umas poucas vezes a narrativa ficou confusa, ou talvez eu só estivesse lendo afobada demais, mas não é nada que atrapalhe todo o mistério que vai se formando na vida de Hailey. Banidos foi uma ótima surpresa, sem dúvidas!

Infelizmente a continuação, Unforsaken, só saiu lá fora agora. Ou seja, ainda demora um pouco pra chegar aqui.

Pois é...

Tá esperando o que, meu bem? O Apocalipse Zumbi? Vai ler Banidos agora!

xo

Comments
14 Responses to “Banidos – Sophie Littlefield”
  1. Carol disse:

    a capa é tão linda *.*
    vou comprar, quero muito saber o que acontece, e o que te deu medinho saushaushauhsauhsuahsuahs

  2. Vitor disse:

    ia fazer o estilo blasé, mas não dá hehehehehe estou super curioso pra saber o que vc odeia muito, parece um livro muito interessante.
    na minha ida a livraria semanal vou voltar com ele, com certeza!

  3. Clarinh@ disse:

    ah cara, quero tanto esse livro. não vou esperar até o natal de jeito nenhum. Adorei a resenha
    bjus

  4. Shelley H disse:

    Adorei seu blog! Ele é lindo e muito divertido, já está nos favoritos
    Amei a resenha, não tinha prestado muito atenção ao livro, mas vou comprar agora, por sua causa!

    abraços, shelley

  5. Flávin disse:

    Muito bom! vou ter que ler (e comprar?!) soh pra saber o que te dá medinho heheheheheh

  6. Jackie disse:

    a capa é tão linda *.* [2]
    gosto muito de suspenses, mesmo os YAs. já li o livro e assino embaixo da resenha, ela é perfeita!!
    AndhromedaG, trouxe um canivete, ajuda? siahsiahsiahishai

  7. Omar disse:

    Já tinha ouvido muitas opiniões positivas sobre o livro, a sua resenha só ajudou a confirmar. Vou ler com certeza, fiquei curioso! O que a Hailey pode fazer além de curar??
    HAHAHAHAHAHAH Pra variar ri alto com a sua escrita

  8. Erika Barreto disse:

    Gostei da capa. Aliás acho que é uma característica da Underworld fazer capas bonitas. Bom saber que a editora se preocupa com os mínimos detalhes.

  9. Quando eu for fazer minha lista de desejos p Papai Noel acho que vou entregar um catalogo da Underworld que é mais fácil rsrsrsrsrs
    Deixa eu entender, Milla conhece os Banidos da onde?! o.O
    Dica do cachorro anotada!
    Prairie é homem ou mulher?! o.O (que aio de nome é esse?+2) e b é capaz de curar? qual o problema de curar!???
    Vc leu trechos em voz alta? Cuidado! Lembra do que acontece em Coração de Tinta rsrsrs
    Ah eu quero descobrir o que te deu medinho rsrs
    ‘umas poucas vezes a narrativa ficou confusa’ medo :/

    • AndhromedaG disse:

      Acho válido, rsrsrs
      A Milla é uma Morrie, uma Banida também
      Sério, vale a pena anotar, rsrs
      Prairie (tem que estar inspirado pra por esse nome na filha!) é a tia da Hailey, ela também é Curadora!
      Considerando td, pelo menos fiz isso sozinha no meu quarto hahahahahaha
      Eu vou acabar relendo ele pra saber se era eu o problema…

      bjo gente!

  10. Larah disse:

    Estou doida pra ler ^^ a-m-e-i sua resenha, vc bem que podia colocar os links dos lugares que a gnt pode comprar os livros #fikdik
    amei seu lbog muito engraçado!!

  11. Juh disse:

    Acabei de ler o livro e vim dizer: sua resenha é a melhor de todas
    tirou as palavras do meu teclado rsrs

    bjs

  12. naominetto disse:

    Esses livros da Underworld me deixam maluca! Ver uma resenha dessas só aumenta minha vontade de comprar.
    Desse fds não passa!
    bj

  13. Eu li \o/ é otimo! e sua resenha n poderia ser mais vdd. me escondi por uns 10 min no trabalho para concluir a leitura 😄 Eu precisava!

Mostre que está acordado:

  • Plágio? Não aqui!

    MyFreeCopyright.com Registered & Protectedcopyright video
  • Agora você já pode ir dormir :)

