O Trono de Fogo – Rick Riordan

Rick, me adota?

  •   Autor: Rick Riordan
  •   Editora: Intrínseca
  •   Nº de Páginas: 400
  •   Edição: 1
  •   Ano: 2011
  •   Título Original: Throne of Fire
  •   Tradutor: Débora Isidoro
  •   Avaliação: 8,0
Perigos de Spoilers!!!!!!O Trono de Fogo é a continuação de A Pirâmide Vermelha
Os deuses do Egito Antigo foram libertados, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklin, local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, está se erguendo, e em poucos dias o mundo terá um final trágico. Para terem alguma chance de derrotar as forças do caos, precisarão da ajuda de Rá, o deus sol. Despertá-lo não será fácil: nenhum mago jamais conseguiu. Carter e Sadie terão de rodar o mundo em busca das três partes do Livro de Rá, para só então começarem a decifrar seus encantamentos. E, é claro, ninguém faz ideia de onde está o deus.

Eu sou uma fã inoxidável do Rick Riordan. Realmente gostaria que ele acompanhasse com sua escrita o meu ritmo de leitura, mas, como não dá, me contento em ficar ruminando as suas obras. Hoje me peguei pensando cheirodequeimado por que eu gostava tanto dos livros dele, quero dizer, o cara não criou nada de novo! Todos os temas que ele usou já tinham sido dissecados antes, já faziam parte do nosso conceito de clássicos. Não me refiro só a mitologia, mas aos ‘sim, garoto, você não é um mero mortal’, os ‘agora vá, e salve o mundo’, ou alguém aqui vai me dizer que Senhor dos Anéis não é um clássico? Que Harry Potter não abalou estruturas? Que nunca quis ir para Nárnia?? Heim? Heim?  Foi o que pensei.

A genialidade do cara veio justamente disso, ele pegou coisas velhas (refiro-me às mitologias, por favor) e outras referenciais, tirou o pó, passou um Veja Multiuso, arrumou de outro jeito e voilá! Fez o referencial dar vida nova a coisas que só interessavam a nerdões ou professores de história (pleonasmo) ! As crianças que hoje acham que o smartphone nasceu colado nelas ou que e-mail é coisa de velho se interessam por Zeus, Ísis e toda a patota! Pesquisam sobre política na antiguidade, descobrem que filosofia não é chata mentira e principalmente, prestam atenção na aula de história! Well, eu estou quase começando um discurso sobre entender o passado para mudar o futuro e blá blá blá, então melhor parar por aqui a ruminação.

Ah, só mais uma coisa. Tanto as Crônicas dos Kane quanto Os Olimpianos são completamente confiáveis nas suas informações sobre os deuses e culturas mostradas. Palavra de aficionada em mitologias, só Deus e a Irmã Tereza sabem quanto tempo em me enfurnei naquela biblioteca lendo e relendo tudo o que tinha a ver com Grécia, Roma, Egito e os Nórdicos. (Hum Andhy, sua nerdona) Sou mesmo! E você também, que leu até aqui!!

Orgulho Nerd

Agora vamos a’O Trono de Fogo (Aviso mais uma vez, spoilers fortes de A Pirâmide Vermelha)

O livro começa com os irmãos Kane invadindo o Museu do Brooklyn. Eles precisam descobrir que pista uma estátua guarda sobre o Livro de Rá e para isso contam com a ajuda de dois novos amigos, Jaz e Walt. Ambos foram os primeiros a responder o chamado de Carter e Sadie, e a tornarem-se aprendizes da Casa da Vida do Brooklyn.

Digamos que Walt, gosto de pensar nele como um Tyrese Gibson adolescente, mexeu um pouco com a Sadie. Contanto ela não esqueceu Anúbis (que eu carinhosamente penso como Josh Harnett), da mesma forma que Carter não esqueceu Zia, na verdade ele anda meio obcecado:

“-Carter, não quero ser indelicada – eu disse – mas nos últimos dias você tem visto mensagens sobre Zia em todos os lugares. Há duas semanas você pensou que ela tivesse mandado um pedido de socorro em seu purê de batatas.

-Era um Z! Desenhado bem nas batatas!”

Quando Sadie pega o pergaminho que fazia parte do Livro de Rá, desencadeia, pra variar, uma boa armadilha egípcia! Espíritos do caos os atacam por todos os lados e os meninos tem que improvisar para se defenderem. Só que então um desses espíritos se dirige a Carter lhe diz onde Zia está e avisa, se ele não deixar sua missão de lado, ela morrerá.

A partir daí tudo se desenrola bem freneticamente, acontece tão rápido que você não consegue se obrigar a parar a leitura pra fazer qualquer outra coisa! Os Kane, além de terem de se virar para acordar e reentronar um faraó e salvar o mundo em cinco dias, vão ter de fugir dos deuses irados com a ‘reforma’  e de assassinos das outras Casas da Vida, que ainda não engoliram o trato feito com Set.

Sinceramente senti falta de mais romance. (Eu sei que é um juvenil) Qualé? Eu realmente adoro romance! Mas com certeza esse é o livro mais divertido e bem humorado do ano. A Mimo até saiu do lugar de honra dela, meu colo, enquanto eu lia porque as risadas deviam estar atrapalhando. Os novos aprendizes são incríveis, tem até uma menina do Brasil!

‘Para de fazer barulho, eu quero dormir!’

Enfim, recomendo não só porque faz bem ler continuações, mas por ser um livro muito bom!

xo

Anúncios
Comments
11 Responses to “O Trono de Fogo – Rick Riordan”
  1. Andhy, querida; Hoje é sua vez de receber o delicado conselho: Tranque suas portas e janelas! hihihi acho vc vai receber uma visita ou esse livro vai criar pernas! (A)
    Falando sério, eu adoro o titio Rick! No início eu tb fiquei imaginando, pow mas o q tem de mais nessas historias?! São apenas histórias infantis… mas eu gosto de mitologia (apesar de n conhecer nem 0,01 do q vc conhece) e fiquei encantanda com a veracidade da parte mitológica! E adorei a história dos Kane *.* ela é muito mais rápida, com um ritmo mais intenso que Percy Jackson. No 1º livro eles tb tinham poucos dias p resolver tudo. rsrsrsrs
    Qt tempo se passa entre o final do 1º livro e o inicio deste? terminamos o outro por volta de março naum foi? (to falando do tempo cronologico da historia rsrs)
    Tadinha da Mimo *.*
    P terminar, a perg q naum quer calar! Como assim faltou romance?! e foi isso q fez o livro receber 8?!
    bjitos!

    • AndhromedaG disse:

      Ned, esse se passa uns 2 meses depois, começa 5 dias antes do Equinócio de Primavera, Março no hemisfério Norte. A Piramide começou no Natal, então acho que paramos em Janeiro mesmo.
      Então, achei o livro frenético DEMAIS, muito mais rápido que a Piramide, ou pelo menos foi essa a impressão que eu tive. Chegou um ponto e que fiquei meio desconfortável, sabe?
      E a indecisão da Sadie no quesito Walt-Anubis me deixou putinha, esperava ver mais Anúbis no livro!

      • Sim, sim a historia principal termina no ano novo mas n tem um lance [Spoiler do Piramide Vermelha] que eles levam uns meses arrumando a casa, o tio ainda tha abalado e tal… lembra?! FOi aí q eles colocaram a parada na escola (ou eu to falando merda? o.O) [Fim do Spoiler]
        Por isso q perguntei rsrsrsrsrs

  2. Fabiana disse:

    Eu também adoro o Riordan, Nerdona hsuahsuahsuahsuashuasha
    Adorei sua resenha!
    Bjao

  3. Carol disse:

    nem gostei tanto assim do percy jackson. mas amo o carter ^^ agora vou ter q dar um jeito de conseguir dinheiro pra comprar esse!

  4. Flávin disse:

    Ótima resenha, parabéns!

  5. Valentina disse:

    Owwwnnnn a sua gatinha é a coisa mais linda do mundo @_@.
    vou ler o livro gostei da resenha
    bjinhus

  6. Natália disse:

    Parei de ler na parte dos spoilers!
    Como te disse no skoob, também gosto do Rick e pelos mesmos motivos. Ele é expert em “como usar coisas velhas na era do restart”. Mas não gosto muito como as coisas acontecem rápido e da infantilidade. Se bem que, como o público alvo é o infanto-juvenil…

    A nova série dele não é minha prioridade. Nem seu texto m-a-r-a conseguiu me convencer a furar fila. Quem sabe daqui a algum tempo, né?

    Beijo!

  7. Jackie disse:

    Geralmente eu não tenho paciência pra livros onde o personagem principal tem menos de 17 ano. Sei lá parece que a história fica bobinha. Mas quero muito ler esses livros, não li o spoiler pq ainda não li A Piramide Vermelha, mas sua resenha só me ajudou a colocar essa série no topo da lista must read.
    Adorei o blog e o seu jeito de escrever ❤

  8. Ro Dover disse:

    Que lindoo a fotinha do gatinho!!! hahaha. Eu amo o Rick Riordan, mas ainda nao li essa série… adorei o blog, se puder, segue o meu lá tribooks.blogspot.com

    Bjos!

  9. Larah disse:

    amei sua gatinha! amei a resenha! amei o blog!

Mostre que está acordado:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Plágio? Não aqui!

    MyFreeCopyright.com Registered & Protectedcopyright video
  • Agora você já pode ir dormir :)

%d blogueiros gostam disto: