Receitinhas – Brownies

Aloha!  Outro dia me disseram que eu não cozinhava nada. Assim mesmo, na minha cara, disseram que eu comprava Perdigão Meu Menu!

Aquilo irritou o meu âmago, depois de todas as horas que eu gastei na cozinha, vir um cidadão e dizer que era tudo balela, que ele não acreditava já que nunca tinha visto?!!

Challenge Accepted

Obviamente senti-me compelida a provar, não não, a defender minhas habilidades culinárias.

Eis que fiz minha receita de brownies preferida: Brownies de morango e avelã!

Desculpem a falta de fotos do making off, mas quando cozinho eu, a cozinha e a comida ficamos irreconhecíveis. Logo, nada teria a adicionar que valesse a pena.

Vamos à receita, cadê o seu bloquinho??

Serve 8 pessoas esfomeadas

Tempo de preparo: 30min

Tempo de cozimento: 30min

Dificuldade:  Ø O O

-125 gr de chocolate meio-amargo

-200 g de manteiga s/sal ou margarina s/sal (se tiver sal omita o próximo item)

-1 pitadinha de sal (uma beliscadinha no saleiro, rs)

-125 g de açúcar mascavo

-125 g de açúcar

-4 ovos

-75 g de farinha de trigo peneirada

-60 g de chocolate em pó

– 80 g de avelãs picadas

-100 g de morango (pode ser congelado) picado

Preparo:

Forre uma forma de 20cm x 20cm com papel manteiga (se você for untar com farinha é bom que seja uma forma anti-aderente). Pré-aqueça o forno a 170º.

Pique ou rale o chocolate e derreta-o com a manteiga em banho-maria. Mexa delicadamente com uma espátula flexível até obter uma mistura fluída, liquida. Retire a panela do banho-maria e reserve.

Bata vigorosamente (ou na batedeira) os ovos e os dois tipos de açúcar até obter uma mistura cremosa e mais grossinha. Incorpore ao chocolate/manteiga. Misture a farinha PENEIRADA, o chocolate em pó, as avelãs e por último, os morangos. Você deve misturar na mão, se usar a batedeira a massa ficará areada e fofinha, o que não condiz com a textura de brownie.

Despeje na forma e assente a massa com a ajuda de uma espátula. Leve ao forno por 30min ou até que, quando espetar um palito, ele saia limpo. Retire do forno, espere de 5min a 10min e desenforme. De preferência deixe esfriar numa grade própria para isso, depois corte em quadradinhos.

humm

Se preferir, pode decorar com confeitos e coberturas. Aqui eu usei creme de merengue suíço (swiss meringue buttercream). Juro que é fácil:

Rende 3 xícaras

Tempo de preparo: 25min

Dificuldade: Ø O O

-3 claras de ovos

-1/2 xícara + 1 colher de chá de açúcar

-200g de manteiga s/sal em temperatura ambiente

-1 colher de chá de essência (eu usei de avelã)

Preparo:

Pique a manteiga em cubinhos. Certifique-se de não haver nenhum traço da gema nas claras, sério, isso manda a receita toda pro beleléu!

Em banho-maria, bata as claras e o açúcar até formar um creminho branco e fluído. Tenha paciência nessa etapa, espere até realmente ficar esbranquiçada e não só cheia de bolhinhas.

Leve a mistura para a batedeira e comece a bater em baixa velocidade, gradativamente aumentando até média-alta por cerca de 10 min, permitindo que a mistura esfrie e que se formem picos (clara em neve) .

Diminua a velocidade para média-baixa e comece a adicionar os cubinhos de manteiga aos poucos (BEM aos poucos). Deixe que cada leva de manteiga seja completamente incorporada às claras antes de jogar a próxima.

Agora, se você tem uma batedeira planetária, troque a pá de bater claras (whisk) pelo paddle. Se não tem compre uma, mantenha a velocidade e com uma boa espátula vá remexendo o creme que se junta nas laterais. Adicione a essência. Se quiser, é nesse estágio que se adiciona um corante também. Bata por 5min e voilá! Eis o melhor creme para se confeitar ou comer de colher, ele é fácil de modelar com um saco de confeiteiro e depois fica durinho e brilhante!

O que sobrar você pode guardar na geladeira, num recipiente HERMETICAMENTE fechado, por até 4 dias.

E ai, quem vai dizer na minha cara que eu não sei fazer nada na cozinha agora, heim? Heim?!

Experimentem e depois digam o que acharam. Também aceito sugestões de novas receitas pra fazer e postar aqui.

Lembrando que esse brownie é o cúmulo da glicose, então pense duas vezes antes de servi-lo com café ou para as crianças…

me gusta açúcar

xoxo

Anúncios

3 comentários sobre “Receitinhas – Brownies

  1. Agatha Borboleta (@AgathaBorboleta) disse:

    O tal cidadão n tem amor a vida naum neh?! kkkk
    Ah eu amo brownies *.*
    Estou em duvida qt a 8 pessoas, pq se a esfomeada for EU deve dar no max p 2 pessoas se for meu namorado dá p umas 20 mas se for meu sobrinho chocolatra acho q só da p uma rsrsrs
    Parece realmente gostoso hummmm vou levar a receita p minha cunhadinha, o nosso acordo é simples: eu levo a receita, e se ela comprar os ingredientes eu cozinho \o/ e todo mundo come!!!! Bem, mas com sua dica no final estou em dúvida, meu sobrinho normalmente já é q nem o Caco rsrsrs será q vai ficar mt pior? o.O

  2. Erika Barreto disse:

    Hum…
    Andy, eu como boa defensora dos frascos e comprimidos digo que acho que o tal cidadão tem razão e você não cozinha nada 😡

    Para provar o contrário você tem que passar no mínimo um mês na minha terrinha e cozinhar todos os dias para que uma banca de jurados (coincidentemente farei parte da banca avaliadora) possa avaliar seus dotes culinários =]]

Mostre que está acordado:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s